Curiosidades sobre a unha

 

A unhas crescem em média 3,5 milímetros por mês.

E tendem a crescer mais rapidamente na sua mão dominante.

 

Manchas brancas nas suas unhas não indicam uma deficiência de cálcio.

A verdade é que os pontos brancos são comuns, inofensivos, e não indicam qualquer deficiência de vitamina mas, sim, marcas de pequenos traumas ocorridos na matriz da unha.

 

A sua unha possui a mesma característica que o seu cabelo.

Ambos são feitas de queratina, o que significa que os mesmos alimentos que são bons para o seu cabelo são bons para as suas unhas. Uma dieta variada, rica em vitaminas, frutas e vegetais, é essencial para manter unhas fortes e saudáveis.

 

A unha dos homens cresce mais rápido.

Exceto durante a gestação da mulher, quando há um crescimento mais acelerado.

 

Roer as unhas é chamado de onicofagia!

É também o “tique nervoso” mais comum, categoria que inclui outros comportamentos, como "ranger os dentes" ou “cutucar a pele”. Cerca de metade das crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos roem as unhas, mas a maioria para por conta própria ainda antes dos 30 anos de idade.

 

No ano passado, peritos consideraram o ato de roer as unhas um tipo de transtorno obsessivo compulsivo no novo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Pesado, não?

 

Você realmente deve deixar suas unhas "respirarem" antes de ir à manicure novamente.

Acredite ou não, essa coisa dura na ponta do seu dedo é um tecido VIVO e precisa de oxigênio para manter-se saudável. Sufocar a unha com esmalte, por um longo período de tempo, acaba tornando-a mais frágil, dificultando o combate de infecções, como o vírus da verruga, ou o aparecimento de um fungo, por exemplo.

 

Unhas crescem mais no verão do que no inverno.

Assim como a idade e os genes (e um punhado de outros fatores), as diferentes épocas do ano também afetam a velocidade de crescimento das unhas.

 

O stress pode danificar a sua unha.

O stress crônico e a fadiga desviam a energia e os nutrientes do corpo, afetando diretamente a saúde das suas unhas e, também, dos cabelos. Keep calm...

 

Sim, as cutículas tem um propósito.

E é por isso que muitos especialistas recomendam não removê-las para fins estéticos. As cutículas protegem a unha dos germes e da umidade e, por isso, devem ser tratadas suavemente e deixadas no lugar o quanto possível.

 

As unhas precisam de sangue para sobreviver.

Você já se perguntou por que sua unha às vezes cai após uma lesão? A unha precisa de fluxo sanguíneo, oxigenação e nutrientes para crescer normalmente. Uma lesão por esmagamento ou trauma pode perturbar as microscópicas (e delicadas) conexões que fornecem a nutrição para a unha, impossibilitando o seu crescimento natural. A unha pode cair completamente e ser substituída por uma nova perfeitamente saudável sob a cutícula, caso não haja dano diretamente na raiz.

 

Dr Leandro Viecili 

 

 

Please reload

Artigos recentes
Please reload

Dr. Leandro Viecili