Contratura de Dupuytren

 

A moléstia ou contratura de Dupuytren é uma doença que aparece mais frequentemente na palma da mão, com a formação de calos, nódulos ou “caroços” que vão ficando cada vez mais grossos, endurecidos, e cada vez mais causando o fechamento dos dedos, principalmente do dedo mínimo que é mais frequente, porém podendo afetar todos os outros dedos da mão.

 

Baron Guillaume Dupuytren foi um cirurgião francês que, embora teve muita fama em sua época por tratar de uma doença particular de Napoleão Bonaparte, é muito mais conhecido hoje em dia pela descrição desta contratura que carrega o seu nome desde 1831. É uma mudança da estrutura da fáscia palmar que assume um padrão mais espessado, grosso, com uma causa ainda desconhecida.

 

SINTOMAS

 

Geralmente estes nódulos se iniciam unicamente, de maneira sem dor, e progridem para grandes calosidades com o passar do tempo, até se formarem cordas que começam a puxar o dedo, tendo casos que, com o tempo, chegam a fechar os dedos na mão, dificultando até mesmo a simples higiene pessoal.

 

Devemos lembrar que esta doença pode estar relacionada a herança genética, é mais comum em pessoas antecedentes do norte europeu e pode acometer o pé e outros lugares do corpo.

 

DIAGNÓSTICO

 

O médico especialista, através de um bom exame físico, é capaz de unicamente diagnosticar esta moléstia. Geralmente os exames complementares não se fazem necessários. É importantíssimo descartar outros tipos de doenças com maior malignidade que podem acometer a mão de maneira semelhante.

 

TRATAMENTO

 

O tratamento geralmente é sem cirurgia nos casos mais leves, sem contraturas. Ele pode ser realizado com fisioterapia, terapia ocupacional, massagens, alongamentos, etc.

 

O tratamento cirúrgico tem suas indicações nos casos de contraturas específicas e outras peculiaridades. Existem várias maneiras cirúrgicas de se realizar este tipo de tratamento, sendo a retirada da corda espessa com a liberação do dedo o maior objetivo cirúrgico. Muitas estruturas importantes como tendões e nervos são “puxados pra dentro” desta corda, por isso a importância de uma cirurgia especializada.

 

 

Procure seu Ortopedista especialista em Cirurgia da Mão para diagnóstico preciso e acompanhamento ideal.

 

Dr Leandro Viecili 

 

 

Please reload

Artigos recentes
Please reload

Dr. Leandro Viecili