Tendinite - De Quervain

 

Cientificamente conhecida como Tenossinovite Estenosante De Quervain, esta tendinite é uma das principais causa de dor no punho em sua porção do lado do polegar. Fritz De Quervain foi um cirurgião suíço que, em 1895, identificou e descreveu esta lesão, que desde então carrega o seu sobrenome. No Brasil, é também conhecida popularmente como “entorse” ou “torcedura da lavandeira”.

 

Existem várias teorias para o seu aparecimento, nenhuma consegue especificar claramente o porquê, mas o que se sabe é o fato de ser um inflamação dos tendões e das bainhas (capas) dos tendões por vários motivos, dentre eles fatores endócrinos, metabólicos, traumáticos ou micro-traumáticos, movimentos repetitivos ou força demasiada (“mal jeito”) principalmente ao ser utilizado o polegar.

 

SINTOMAS

 

Dor intensa no punho (do lado do punho que têm o polegar) quando movimentar o polegar. Por vezes, o polegar pode travar, pode-se escutar estalidos na sua movimentação, com inchaço local e endurecimento.

 

DIAGNÓSTICO

 

Com um bom exame médico especializado pode-se diagnosticar esta enfermidade. Existe testes clínicos como o teste de Filkeinstein que ajuda muito na investigação.

 

Normalmente exames complementares não se fazem necessários. A ultrassonografia pode ajudar na identificação da inflamação. Cuidado com outras doenças que possuem a mesma sintomatologia na mesma região porém possuem maneiras de abordagem e tratamento completamente diferente!

 

TRATAMENTO

 

O tratamento da enfermidade de De Quervain é extremamente delicado. A grande variedade de tratamento como o medicamentoso com analgésicos, anti-inflamatórios, infiltração local com corticoides, uso de imobilização (tala ou órtese) de maneira noturna (só para dormir), terapia ocupacional, fisioterapia e/ou microfisioterapia deve ser cuidadosamente selecionada e alternada conforme as fases da doença. O tratamento na fase aguda é extremamente importante.

 

O tratamento cirúrgico, embora seja realizado com muito menos frequência, têm as suas indicações, principalmente em casos graves, sem melhora no tratamento conservador. Geralmente a cirurgia é simples, com a liberação dos tendões envolvidos, retirando o seu aprisionamento e melhorando o processo inflamatório e, consequentemente, a dor.

 

Procure seu Ortopedista especialista em Cirurgia da Mão para melhor diagnóstico e para o tratamento ideal.

 

Dr Leandro Viecili

 

 

 

 

Please reload

Artigos recentes
Please reload

Dr. Leandro Viecili