Digitar por muito tempo pode trazer problemas para as mãos.

 

Tem quem ache que só os celulares podem causar dores por conta dos movimentos repetitivos com os dedos ao digitar, mas os computadores ou estações inteiras de trabalho, como as que possuem mesa de manuseio de telas sensíveis ao toque (touch screen), também podem causar inflamações nos tendões, especialmente nos dedos e punhos.


As dores acometem principalmente o polegar, que é o dedo mais usado para digitar e segurar os aparelhos, e também o dedo médio, punho e cotovelo.


Desconfortos no pescoço e nos ombros também ocorrem, pois segundo o Doutor Leandro Viecili, Especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia, estes aparelhos não estão ergonomicamente preparados para uma atividade contínua. “Celulares, tablets e notebooks foram criados para resolver os problemas rápidos, quando se está na rua. Para digitar, o ideal é usar o computador, que oferece apoio para o antebraço”, recomenda.


Segundo Dr. Leandro Viecili, o tratamento de pacientes com lesões a partir do uso dos computadores ainda é maior, pois eles são mais utilizados do que tablets e smartphones, especialmente no trabalho. Nestes casos, as dores ocorrem não apenas nos dedos e nos punhos, que estão diretamente relacionados à digitação. Em qualquer dos casos, é importante procurar um especialista.


Dr. Leandro explica que, para diminuir as dores e reabilitar o paciente à realização daquele movimento, é necessário tomar cuidado como o de se atentar à postura e, sempre que possível, fazer simples exercícios para diminuir o processo inflamatório, reparar o tecido lesionado e também fortalecer os músculos. “Se persistir por muito tempo, esse dano é irreversível. O tratamento vai reduzir a dor, mas o paciente perde a força. Quanto antes tratar, melhor”, esclarece.


Onde as dores aparecem:


Polegares e Punhos – Polegares são os mais afetados por serem usados constantemente.  Também pode aparecer no dedo médio e no punho.
Pescoço – A postura errada causa dores no pescoço. Ficar muito tempo com o mesmo inclinado para baixo, pode trazer fortes dores na região.
Cotovelos – A face lateral do cotovelo pode doer pois é onde nasce a musculatura que mexe os dedos do punho.

 

Evite as dores:
 

Reduza o uso de smartphones e tablets para digitação. Se você trabalha com esses equipamentos, pause por certos períodos durante o dia para descansar as mãos;

 

Opte por enviar áudio ao invés de digitar longos textos;

 

Utilize computadores para a redação de longos textos ou atividades que requerem mais tempo;

Preste atenção à postura: a coluna deve estar apoiada, assim como os antebraços, de preferência a uma altura que não force o pescoço para baixo;

 

Alongue o antebraço e dedos a cada hora. Para isso, estique o braço à frente e puxe o punho e os dedos para baixo e para trás durante dez segundos, no mínimo;


Procure um especialista da mão para auxiliar no diagnóstico e tratamento.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Artigos recentes
Please reload

Dr. Leandro Viecili